O que é o Grupo E.R

Em março de 1984, o sr. Egon Rehn deixou a gerência da empresa Ernesto Rehn e Cia. Ltda. (empresa fundada por seu pai no Rio Grande do Sul) E foi em busca de adquirir terras com a finalidade de fazer um investimento agrícola. Ele tinha duas filhas chamadas Julia e Karin.

Em 15 de junho do mesmo ano, o sr. Egon comprou a primeira terra no município de Buritis-MG, que recebeu o nome de Fazenda Panambi. Com 4.500ha nasceu o Grupo ER, começando suas operações 2 meses depois da compra no dia 15 de Agosto de 1984, sendo hoje a data comemorativa oficial.

Em 15 de agosto de 1984 com o início das atividades de desmatamento, a história começou. O sr. Egon Rehn e sua equipe conseguiram realizar o plantio de 600 hectares de soja em novembro deste mesmo ano, que teve uma produtividade de 27 sacos(60kg) por hectare. No ano seguinte a meta subiu e o Grupo ER atingiu 2.000ha plantados.

No início, em agosto de 1984, a equipe era formada por 5 tratoristas, 2 tratores esteira, um casal que assumiu a cozinha e dois caminhões Ford, toco basculante. Egon montou duas barracas de lona na beira do córrego galinho, as camas eram protegidas por mosquiteiro, e havia uma latrina um pouco distante. O banho era improvisado no córrego, onde existia uma pequena queda, com um tubo pvc de 100mm, o banho era gelado, mas com água farta. Às vezes o trabalho ia até às duas da madrugada e apesar do frio da noite, o banho é uma das melhores lembranças dele.

Nessa época não tinha asfalto, e a viagem a Brasília durava 4 horas ou mais. As compras de suprimentos para a fazenda eram só em Taguatinga-DF, na casa do fazendeiro, e outros itens mais escassos como para manutenção de máquinas, por vezes ficavam bem mais longe.

Na segunda colheita, de 2.000 hectares, a produtividade ainda não passava das 30sc/ha, que na época, era o custo. Os três primeiros anos foram no vermelho, a terra do cerrado era fraca e demorava muito para se tornar produtiva.

Missão

Promover a qualidade de vida para pessoas e gerações futuras por meio de um trabalho ético e direcionado para a eficiência na busca de produzir alimentos de qualidade, desenvolvendo a região.

Regras de Ouro

  • Seja impecável com a sua palavra
  • Errou, falou!
  • Não leve nada para o pessoal
  • Não faça suposições
  • Sempre faça o seu melhor
  • Sem melindres

Valores

Respeito a Deus: Ele é o dono de todas as coisas. respeito e gratidão é imprescindível.

Segurança no trabalho: Preservamos a saúde e integridade física de todos os envolvidos nas atividades do grupo ER.

Foco no resultado: Usamos o discernimento para promover a integração e cooperação em prol do melhor resultado.

Crescimento contínuo e sustentável: plantamos trabalho e colhemos prosperidade.

Integridade e confiança (respeito às pessoas): Somos transparentes e trabalhamos
com a verdade.

Ética e cooperação: Defendemos, vivenciamos e cumprimos todas as normas, políticas e valores do grupo ER.

Produtividade (profissionalismo e eficiência): Entregamos o que nos comprometemos com qualidade dentro do prazo estipulado.

Gratidão: Somos felizes e enxergamos oportunidades mesmo nos momentos difíceis.

Nossa História

Sr. Egon Rehn

Em março de 1984, o sr. Egon Rehn deixou a gerência da empresa Ernesto Rehn e Cia. Ltda. (empresa fundada por seu pai no Rio Grande do Sul) E foi em busca de adquirir terras com a finalidade de fazer um investimento agrícola. Ele tinha duas filhas chamadas Julia e Karin.

Em 15 de junho de junho do mesmo ano o sr. Egon comprou a primeira terra no município de Buritis-MG, que recebeu o nome de Fazenda Panambi. Com 4.500 nasceu o Grupo ER começando suas operações 2 meses depois da compra no dia 15 de Agosto de 1984, sendo hoje a data comemorativa oficial.

Em 15 de Agosto de 1984 com o início das atividades de desmatamento a história começou. Acampando em um barracão de lona preta e tomando banho de bica no córrego ao lado, sr. Egon Rehn e sua equipe conseguiram realizar o plantio de 600 hectares de soja em novembro deste mesmo ano que teve uma produtividade de 27 sacos(60kg) por hectare. No ano seguinte a meta subiu e o Grupo ER atingiu 2.000ha plantados.

No início, em agosto de 84, a equipe era formada por 5 tratoristas, 2 tratores esteira, um casal que assumiu a cozinha e dois caminhões Ford, toco basculante. Egon montou duas barracas de lona na beira do córrego galinho, as camas eram protegidas por mosquiteiro, e havia uma latrina um pouco distante. O banho era improvisado no córrego, onde existia uma pequena queda, com um tubo pvc de 100mm, o banho era gelado, mas com água farta. As vezes o trabalho ia até as duas da madrugada e apesar do frio da noite, o banho é uma das melhores lembranças do sr. Egon.

Nessa época não tinha asfalto, e a viagem a Brasília durava 4 horas ou mais. As compras de suprimentos para a fazenda eram só em Taguatinga, na casa do fazendeiro, e outros itens mais escassos como para manutenção de máquinas, por vezes ficavam bem mais longe.

Na segunda colheita, de 2.000 hectares, a produtividade ainda não passava das 30sc/há, que na época, era o custo. Os três primeiros anos foram no vermelho, a terra era fraca e demorava muito para se tornar produtiva.

A profissionalização

Em 1998 novos estudos, indicavam grandes benefícios no plantio direto, tanto para o meio ambiente (ex: preservação da biologia do solo, redução da emissão de CO2, etc…) quanto economicamente. Com isso adquiriram plantadeiras novas de uma tecnologia originalmente brasileira capaz de realizar o plantio direto.

Em 2008, na busca de informação para ainda maiores resultados, implementamos a metodologia de agricultura de precisão (uma novidade para a época, sendo difícil adquirir maquinário para a execução do trabalho), que nos permitiu visualizar a correção necessária no solo. Em 2010 essa metodologia já era utilizada em 100% da área do grupo. 

Em 2011 tivemos a primeira produção em área irrigada (pivô), que vem crescendo, se mostrando sustentável e benéfica ao meio ambiente por ser feita de forma responsável.

Em 2012 aumentamos a nossa capacidade de armazenamento de grãos para que possamos armazenar toda a safra com qualidade.

Em 2013 nós modernizamos a estrutura de alojamento dos funcionários, proporcionando mais qualidade de vida a eles. Hoje todos os alojamentos contam com ar condicionado, internet de qualidade, organização e limpeza garantindo a dignidade de todos os envolvidos.

Em dezembro de 2016 fomos assaltados em plena luz do dia, às 11 da manhã. Foi um evento traumático que nos fez repensar a forma de trabalhar. Após esta data, consultorias de segurança foram contratadas, medidas de vigilância, processos internos criados para garantir a segurança de todos dentro do grupo e também dos bens materiais.

 

Em 2017 terminamos a construção do novo escritório, dentro da fazenda, permitindo mais conforto para colaboradores e visitantes e com isso maior visão administrativa da empresa.

Desde então, temos reunido os melhores profissionais, seja no próprio time do grupo ou através de consultorias especialistas para em cooperação alavancar o nosso resultado. Estamos constantemente em busca de melhoria, agindo no curto, médio e longo prazo sempre com metodologia e benchmarking. Cabe agora aos sucessores que viveram junto todos estes acontecimentos, levar essa empresa ainda mais alto e continuar a escrever essa história.

D. Julieta Azevedo

Nascida em Belo Horizonte, e criada até os 11 anos na cidade de Porteirinha-MG. Dos 11 aos 15 anos cursou o ensino fundamental no internato Santa Marcelina, em sua cidade natal. E o ensino médio na escola Imaculada Conceição.
A área da estética foi onde começou a trabalhar e tinha sua loja chamada Corpo e Face. Até que em 1980 iniciou a carreira de jornalista, produzia e apresentava um programa ao vivo na TV Brasília, rede manchete, intitulado “Julieta e a mulher”. Anteriormente trabalhava na TV Brasília, na rede Manchete, e tinha uma loja de estética chamada corpo e face. Nessa época, Julieta já tinha 2 filhas chamadas Juliana e Débora.

Em 1985 ela e o Sr. Egon se conheceram, e em 23 de março de 1986 começaram a namorar. Neste mesmo ano ela foi trabalhar na fazenda e como costuma dizer, trocou o salto pela botina.


Nessa época a fazenda possuía em torno de 4 mil hectares de produção, a sede era um alojamento grande de madeira. O quarto era de 2/3m no máximo. Tinha também uma balança para os carregamentos. Logo foram colocados 4 silos de 10 e 20 mil sacos. Devido à rotina pesada de trabalho, eles passavam tempo integral na fazenda.

O casal fundador

Julieta cuidava do escritório e o Sr. Egon cuidava do campo. Cada um se tornou especialista na sua área e por muitas vezes ambos faziam o trabalho manual (operacional), como ensacar feijão por exemplo.

Nesse período, eles elaboravam estratégias para acertar na compra e venda da produção e de suprimentos já que eles não tinham formação agronômica, e na época ainda não tinha um agrônomo no time para se estudar o solo e definir a demanda. Dessa forma, reuniam todos os vendedores de produtos agrícolas ao mesmo tempo para que as negociações fossem com transparência e honestidade, uma vez que se fosse feito individualmente cada vendedor poderia ser parcial na solução proposta.

No dia 29 de Junho de 1993 eles tiveram dois filhos chamados Pedro e Egon Jr.

GRUPO ER – Após muito trabalho duro e aprendizado a empresa começou a crescer e em 1997 adquiriram a segunda fazenda chamada Porteirinha, no ano de 2000 compraram a fazenda Morrinhos e no ano de 2003 compraram as fazendas Cachoeira e Portal das Águas.

Linha do Tempo

Março de 1984
Egon decide investir no setor agrícola.
Março de 1984
Junho de 1984
Primeira aquisição de terras: 4500 hectares
Junho de 1984
Novembro de 1984
Plantio de 600 hectares de soja. Primeira colheita: 27 sacas por hectare.
Novembro de 1984
1985
Plantio de 2000 hectares. Egon conhece Julieta.
1985
1986
Início do relacionamento e do trabalho em conjunto de Egon e Julieta na Fazenda.
1986
1997-2003
Expansão e aquisição de novos negócios ao Grupo ER.
1997-2003
2019
Marco territorial no Grupo ER: 13000 hectares.
2019
2020
Egon Jr. assume o Grupo ER como Diretor Executivo!
2020